História da Festa de Santa Izabel
Origem na Capela de Santa Izabel
A Festa da Padroeira Santa Izabel é uma celebração tradicional realizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, São Paulo.
Os primeiros registros da Festa de Santa Izabel datam do início do século XX. O mais antigo registro da Festa de Santa Izabel data de 1905 quando, conforme informou dona Antônia Vicentin Leonardi, foi inaugurada a capela da fazenda Rio das Pedras, construída por Luis Albino Barbosa de Oliveira, por ocasião da morte de sua mãe, Izabel Augusta, esposa do Conselheiro Albino. Dona Antônia contou ao pesquisador que seu avô, o italiano Ângelo Vicentin, que trabalhava de carroceiro para a Rio das Pedras, presenciou a inauguração da capela (onde hoje está a agência do banco Santander) que foi seguida de uma grande festa com bandeirinhas, procissão, fogueira e “fogos de vista” e cuja fileira de barracas atravessavam a linha da Estrada de Ferro Funilense.
Entretanto segundo disse dona Antônia, a capela de Santa Izabel no morro da atual Cidade Universitária foi construída bem antes e a Festa em homenagem à Santa Izabel já era realizada nas colônias das Fazendas Rio das Pedras e Santa Genebra desde o final do século XIX.
Mas o mais antigo registro fotográfico da Festa de Santa Izabel data de 1934 com fotos da procissão dos andores que eram construídos cada um por uma família e eram disputados em beleza nas procissões. (Fonte: Warney Smith)






